sexta-feira, março 14, 2003

Na vida tudo passa... menos na casa do Parmênides. Ou: quando o "ser é, e o não-ser, não é."

{ Porra, perdi meu post. Merda. E a culpa foi minha, nem foi do Blogger. (Burra!) }

Como ia dizendo, ontem tive aula de Antropologia e Filosofia. Na aula de filó, fui obrigada a apresentar aos alunos presentes (em tonalidade de pele vermelha, por conseqüência), o meu amigo de infância, o filósofo Parmênides. Parmênides era um cara bacana... ele nasceu em 510 a.C. e foi um poeteiro, além de filósofo grego. O cara filosofava que era uma beleza, vocês tinham que ver! Ele ficava me dizendo, ao pé do ouvido: "Fabiana, o ser é! O não-ser, não é! Tá me entendendo?". E eu achava aquilo tudo lindo... e fiquei filosofando junto. O Memê, (apelido do Parmênides, só pros mais íntimos) ficava lá, tomando seu suco de maracujá enquanto recitava seus poemas enigmáticos que ninguém entendia (nem eu).
Num deles, dizia assim: "não podes conhecer aquilo que não é, nem expressá-lo em palavra. (...) Pois pensar e ser é o mesmo. Pouco me importa por onde eu comece, pois para lá sempre voltarei novamente. (...) Este é o caminho da convicção, pois conduz à verdade.". E assim, ficávamos lá na varanda da casa dele, em Eléia, caçoando da cara do Heráclito, que por sua vez, achava que o movimento, o fluxo do fogo na natureza, a inconstância da aparência, eram a verdade. Ah, coitado...
O meu amigo Memê me explicou então o que acontecia. Já que, "ser é", e "pensar e ser é o mesmo", então, a verdade = ser = pensamento, o que faz dela (a verdade), única e indissolúvel, indivisível e imortal, porque "o ser é contíguo ao ser", "é sem começo e sem fim". Entenderam?

E assim, fiquei lá comendo uva na chuva com o Parmênides, e filosofando com ele sobre as atenienses gostosas e essas coisas da vida. Coisa de quem não tem mais o que fazer, né? Mas é melhor que futebol.
O Parmênides era um cara monista, que por sua vez, é aquele que acredita na concepção de unidade (monos). Por isso que a verdade, ou a realidade, são uma só. Movimento, opinião humana e aparência são tudo coisa do Heráclito, ora pois. Pensamento é com o Parmênides; cara bacana ele, viu? Ele é tão bacana que até fundou uma escola. Chama-se escola eleática. Eleática de Eléia (na Itália), a cidade de geléia, onde ele nasceu. Lá ficam os filosofinhos a filosofar sobre suas filosofagens filosóficas. E os mafagafinhos a mafagafar.

E foi assim.

Nenhum comentário: