domingo, junho 29, 2003

Estava conversando com ela pelo icq e tocamos no assunto língua portuguesa. Lembrei-me de uma propaganda, que vi num dos raros momentos em que peguei a TV ligada aqui em casa, onde um português todo esfolado, de braço quebrado, pede que parem de maltratar o português, numa ótima analogia satírica com os portugueses de Portugal e a língua portuguesa: "piadinha tudo bem, mas parem de maltratar o português!". Achei ótimo. No caso, um jornal qualquer, está vendendo por um preço simbólico uma coleção de livrinhos de gramática junto com o jornal, para seus leitores, que devem ter um perfil o qual interessa este tipo de material.

Apesar disso ser apenas mais um golpe comercial, aliás, como tudo hoje em dia, já que somos vistos como mero consumidores, seja do que for, é interessante que invistam nesse incentivo. Nossa língua é o nosso conhecimento mais importante e mais básico em nossa educação. Não devemos negligenciá-la assim.
Eu concordo que a função da lingüagem seja primariamente a de comunicação. Porém, isso não quer dizer que devemos assassinar o bom uso da mesma. Ninguém entra numa faculdade pra aprender português. Isso já é, ou deveria ser, um requisito mínimo a todo cidadão alfabetizado, ainda mais em idade de estar cursando o ensino superior: dominar a língua nativa.

Obviamente não se compara a educação das escolas particulares e públicas no que se refere ao ensino fundamental, onde aprendemos o beabá. Mas não deixa de me revoltar tudo isso. Formam "analfabetos". Entram e saem das faculdades pessoas que mal escrevem legivelmente.

É claro que cometo meus pecados e, nunca dominei as classificações gramaticais que aprendemos no ensino médio (que por sinal, acho um saco). Mas não acho que seja tão difícil escrever de modo a facilitar o entendimento de suas idéias pelo receptor das informações, seja no modo escrito ou falado. Eu me canso de ler blogs, e-mails, cartas, redações, trabalhos universitários, jornais e revistas com grandes (ou pequenos) deslizes.

Principalmente para quem tem o dever de informar o cidadão, erros assim não são permissíveis. Um estudante de jornalismo deve apenas aperfeiçoar a sua técnica e aprender os macetes da comunicação jornalística ao escrever para que alguém leia e não "aprender a escrever", porque isso já é pressuposto saber. Mesmo em seu blog, eu seu diário pessoal. Não dá pra ficar dependente do corretor do Word a vida toda, não é mesmo? Eu fico triste com isso, sinceramente.

Seria utópico que todos escrevessem razoavelmente. Mas eu realmente aprecio, mesmo que usem esporadicamente algumas gírias, os textos talentosos de quem domina a língua. Felizmente, no mar de cocô que há por aqui, encontram-se ilhas de bom gosto literário e textos de agradabilíssima leitura. Particularmente, gosto dos textos mais espontâneos, que demonstram uma veia satírica por parte do autor.

E viva a gramática (a qual eu devo estudar ainda mais)!!!

Nenhum comentário: